segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Caçula CRA derruba o campeão dos campeões



Edmar Ferreira

O CRA foi o grande destaque da primeira rodada da Copa Gazeta Ouro. Mesmo diante do poderoso Santa Cruz - maior vencedor da competição com sete conquistas - o campeão da Segundona mostrou personalidade e não se intimidou, vencendo por 2 a 1, ontem pela manhã no Estádio Comendador Agostinho Prada. Foi apenas a 15ª vez que um estreante sai com a vitória na chamada "Libertadores do Futebol Amador".

Os 17 primeiros minutos tiveram um domínio territorial do Santa Cruz. Mas nesse período, nenhuma grande jogada foi registrada. O CRA por sua vez, esperou o momento certo para abrir o placar e da forma com que eliminou a maioria de seus adversários na Segundona deste ano: nas bolas paradas. Aos 18 minutos, o especialista Bruninho, apelidado carinhosamente por seus companheiros de Marcos Assunção de Limeira, cobrou uma falta magistral da meia-esquerda. A violência do chute foi tão grande, que David deu rebote e a bola sobrou limpa para o cabeceio fatal de Danielzinho: 1 a 0. Vale lembrar que David substituiu ao titular Renatinho, vetado em razão de uma lesão. Já Danielzinho voltou a sorrir, após um período afastado dos gramados em razão de uma grave lesão no joelho.

O CRA não se acomodou com a abertura do placar e continuou criando boas oportunidades, jogando como time grande e não se importando com o favoritismo do rival. Aos 21 minutos por exemplo, Americano recebeu na meia-esquerda e bateu rasteiro, para uma ótima defesa de David, foi voou em seu canto direito para evitar o segundo gol do jogo. A primeira grande chance do Santa Cruz aconteceu apenas aos 23 minutos, quando Lucas apareceu livre na grande área, chutando rasteiro para a defesa de Gelson, que mandou para escanteio.



O caçula da Copa Gazeta por pouco não ampliou aos 35 minutos, curiosamente da mesma forma do gol inicial. Falta cobrada por Bruninho da meia-esquerda e novamente David deu rebote. Só que desta vez o goleador Americano tentou o cabeceio no mergulho, mas chegou tarde na bola. O atacante reclamou de um possível empurrão do zagueiro Leandro, que o árbitro não teria visto.
O Santa Cruz apertou nos minutos finais, mas não chegou ao empate. Aos 39, Juninho puxou um contra-ataque pela direita e lançou Vágner. O meia ararense carregou até a entrada da área e bateu cruzado para a defesa de Gelson. Na segunda trave, o grandalhão Thiago, de Americana, uma das novidades do time de Roberto Martins para esta edição, reclamou da individualidade do companheiro.

2º tempo:

O maior campeão da Copa Gazeta voltou com o artilheiro Cleber para o segundo tempo no lugar de Vágner. Como de costume, Roberto Martins sacou seus jogadores que receberam o amarelo no primeiro tempo. Juninho e Leandro saíram para as entradas de Túlio e Buiú, deixando o time mais ofensivo. Já Valdir Arruda surpreendeu seus torcedores ao sacar Danielzinho, que vinha tendo uma excelente participação na partida para a entrada do experiente Thiago, um dos melhores jogadores de futsal de nossa cidade.

O que "Luxemburgo" não esperava era pelo segundo gol do CRA logo aos 3 minutos. O volante Cadinha recebeu na meia-direita e levantou para a área. O goleiro David e o zagueiro improvisado Buiú se chocaram e a bola sobrou livre para Felipe, que apenas empurrou para a rede, com o gol escancarado: 2 a 0.



O segundo gol fez o caçula tirar o pé do acelerador, se resguardando na defesa. O Santa Cruz, com as entradas de Sidney e Bismarque, cresceu assustadoramente na partida e passou a jogar na área adversária, dominando o jogo. No banco de reservas, Roberto Martins era o retrato da decepção, gritando o tempo todo. Aos 8 minutos, Cleber arriscou e Gelson espalmou. Aos 13, Sidney deixou Cleber em ótimas condições de marcar. O goleador tocou de calcanhar para Joe, que bateu cruzado para fora.

O clima esquentou aos 25 minutos, com uma forte discussão entre Lu e Cleber. Cadinha e Buiú entraram no chamado "empurra-empurra" e o jogo ficou paralisado por três minutos. A TV Jornal registrou tudo. Houve até troca de socos. O árbitro Thiago Scarascatti aplicou apenas o amarelo nos dois primeiros, apaziguando os ânimos.

O Santa Cruz apertou ainda mais, marcando até a saída de bola do oponente. O objetivo era marcar o primeiro gol para colocar fogo no jogo. De tanto insistir, finalmente conseguiu descontar. Aos 26 minutos, Bismarque soltou uma bomba de fora da área e Gelson deu rebote. Foi então que Thiago mostrou oportunismo, batendo de chapa, no canto direito do goleiro do CRA. Gelson ainda tocou na bola antes dela tocar na trave e entrar: 2 a 1.



Com a entrada de Rato, destaque do Grêmio Bela Vista na Segundona, o CRA passou a incomodar a defesa do Santa Cruz nos contra-ataques rápidos, às vezes até no chamado mano-a-mano. Mas faltava o toque final, até para liquidar o jogo. Aos 36 minutos, "Luxa" coloca em campo Julio César - artilheiro da Segundona pela Tanquinho e em sua primeira aparição, seu tiro cruzado vai para fora. O CRA deu sinal de vida apenas aos 40 minutos. Foi quando Marcelinho, que tinha acabado de entrar no jogo, cruzou na medida para Bruninho, que emendou de primeira para uma defesa em dois tempos de David.

Aos 41 minutos, Thiago serviu Cleber na grande área e o artilheiro perdeu o gol mais feito da partida, batendo à direita do gol. E olha que o goleador não costuma perder uma oportunidade de ouro como essa, provando que a manhã não era mesmo do Santa Cruz. O artilheiro do time da Vila Queiroz no Amador voltou a pecar aos 43 minutos, quando recebeu um cruzamento perfeito da direita e desviou na pequena área para mais uma defesa de Gelson.

O clima voltou a esquentar entre os rivais aos 44 minutos, quando Bismarque e Marcelinho foram expulsos de campo. No último lance da partida, novamente Julio César teve a chance e mandou cruzado para fora. Fim de jogo e festa do CRA, que parecia que tinha conquistado a Copa do Mundo.

Ficha Técnica:

Santa Cruz 1 x 2 CRA

Gols - Danielzinho aos 18 minutos do 1º tempo e Felipe aos 3 minutos do 2º tempo (CRA); Thiago aos 26 minutos do 2º tempo (SC)
Local - Estádio Comendador Agostinho Prada
Árbitro - Thiago Scarascatti
Santa Cruz - David; Juninho (Túlio), Leandro (Buiú), Nelson e Joe; Adriano Xuxa, Ricardo, Robinho (Bismarque) e Vágner (Cleber); Thiago e Lucas (Sidney). Técnico - Roberto Martins.
CRA - Gelson; Bruninho, Lu, Felipe Chimack e Diego (Danilo); Cadinha, César, Felipe (Ronaldo Cabeção) e Danielzinho (Thiago) (Marcelinho); Americano (Kelson) e Thiaguinho de Santa (Rato). Técnico - Valdir Arruda.
Ocorrências - cartões vermelhos para Bismarque (SC) e Marcelinho (CRA) e amarelos para Juninho, Leandro, Buiú e Cleber (SC); Gelson, Lu, Felipe Chimack, Felipe e Americano (CRA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário